segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DESAFIOS DO DISCIPULADO


- Seguir a Jesus requer rompimento total (Eles estavam concertando as redes v.19)

1.1 – Simbolicamente podemos afirmar que o ato de concertar as redes refere-se a um velho modo de se viver. Eles estavam remendando o que já não prestava.

1.2 – A proposta do discipulado cristão não é um remendamento de vida. Em Cristo, o discípulo tem vida nova. Jesus não quer remendar as nossas vidas, Ele deseja fazer tudo novo! Discipulado: é Deus através do seu Espírito reconstruindo em nós a imagem de Cristo, isto é, a imagem de filho que Ele (Deus) deseja.

1.3 – Assim sendo, para ser discípulo de Jesus é preciso ter coragem para abandonar a velha vida e os seus feitos, e, abraçar comprometidamente a nova vida que Deus nos propõe em Cristo.

- A convocação para o discipulado tem caráter de urgência (O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo Vv.14,15)

2.1 – O Reino de Deus é um hoje já dado e não o futuro a ser esperado (Lucas 17:20,21). Deus não quer reinar amanhã, Ele deseja reinar agora, imediatamente.

2.2 – Precisamos romper com a comodidade. Devemos sair da nossa zona de conforto. O mundo está contaminado pelo pecado (faces do pecado: individualismo, egoísmo, violência, desigualdade social, fome, injustiça, competição etc). Eis aí a justificativa para a urgência do anúncio do evangelho do Reino de Deus. Deus quer inaugurar novos céus e nova terra. A implantação do Reino de Deus na história depende também de mim. O Reino de Deus é o único remédio para este mundo enfermo!

- O Discipulado de Jesus apresenta um novo estilo de vida ( eu vos farei pescadores de homens Vv.17,18)

3.1 – É Jesus quem nos torna seus discípulos. Não nos tornamos discípulos porque somos bonzinhos, e, sim, porque a vida e prática de Jesus nos converte, nos transforma e nos desafia.

3.2 – Jesus utiliza a profissão daqueles homens para indicar qual seria a função deles no seu Reino. O mar na simbologia bíblica representa o mal. O pescador é aquele que enfrenta constantemente os desafios do mar. A missão dos discípulos tinha como alvo o resgate das pessoas da realidade do mal e da opressão para introduzi-las na comunidade dos discípulos do Cristo de Deus.

3.3 – Deste modo, nos tornamos discípulos para anunciar e promover libertação. O discípulo é um agente de libertação! O Discípulo entra em combate com o mal e a realidade de opressão a fim de resgatar vidas.

- Perguntas para reflexão

O que significa para nós “deixar as redes” a fim de seguir a Jesus?
Como podemos ser discípulos de Jesus e, portanto, “pescadores de homens”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário