segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DISCIPULADO, UM CONVITE AO JOVEM RADICAL

“E disse a todos: Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:21)

1- O discipulado de Jesus é um projeto para todos;

1.1 Não é uma proposta sectarista, tribal nem tampouco seletiva. Aquele que quiser… O único requisito para ser discípulo é querer. O convite ao discipulado não é um forçoso, violento. Não somos marionetes controladas por Deus. Quem quiser venha a mim e beba, disse Jesus. Ser discípulo de Jesus é um convite também para você!!!!! Não fique de fora! Basta querer!

1.2 “vinde todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei…”Mateus 11:28. O discipulado é uma proposta holística que envolve o ser humano totalmente.

2- A adesão ao discipulado de Jesus é um ato de liberdade;

2.1 Após Jesus… É Jesus quem nos faz seus discípulos. O discipulado é um desafio de seguir a Jesus. Ele é o modelo de filho ideal que Deus deseja. Ser como Jesus, é o grande desafio do discípulo!

2.2 Jesus não suprime a liberdade humana ao apresentar-lhe o projeto de Deus. Quem algema, oprime e rouba é o diabo. Jesus liberta. (leia Marcos 5: 1-20)

2.3 “Se, pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. A liberdade é uma vocação humana. Preso, o ser humano perde o brilho da vida. Ao devolver-nos a liberdade, Jesus nos reconcilia com Deus e nos aproxima da nossa vocação primordial. (Leia Gálatas 5:1)

3-Discipulado envolve a negação de si mesmo;

3.1 Quem segue a Cristo não se perde, pelo contrário se encontra, se acha. Devemos negar a centralidade do nosso eu com relação ao governo da nossa própria vida. Cristo, através do seu Espírito, é quem deve governar e orientar a vida do discípulo.

3.2 Negar a si mesmo e assumir a cruz são os fundamentos do discipulado. Ninguém pode seguir a cristo sem antes, crucificar o seu eu e abraçar o compromisso apresentando na cruz.

4-Discipulado é convite de desafios.

4.1 Cruz é símbolo de radicalidade, de compromisso. Na cruz Jesus se compromete conosco. Na Cruz o amor se revela em sua forma plena!

4.2Tomar a cruz é se solidarizar com a dor do outro. Ao assumir com Cristo “A cruz” estou me comprometendo com o projeto de Deus (vida e liberdade para todos). Carregando a cruz eu me identifico com as mesmas paixões do meu Senhor!

4.3 “Para os que perecem a palavra da cruz é loucura, mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus.” (1Co. 1:18)

Em suma: Para ser discípulo, segundo o nosso texto básico, é preciso querer, negar a centralidade do nosso eu com relação ao governo da nossa própria vida e se identificar, carregando a cruz, com as mesmas paixões do Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário